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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Uso do véu pelas mulheres na Obra em Restauração

Com base no Novo Testamento, na primeira carta de Paulo à Igreja em Corinto, no capítulo 11, versos 1 a 16: ‘… Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu…’ (versos 5 e 6).

PAULO CHAMA A ATENÇÃO PARA A SEMELHANÇA COM CRISTO

I Coríntios 11:2-16.
1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

1 – A HIERARQUIA DIVINAMENTE INSTITUÍDA

Esta hierarquia segue a seguinte ordem - Deus -> Cristo -> homem -> mulher; onde cada um dos três primeiros é cabeça do seguinte. Nesta Passagem cabeça não deve ser entendida como um sinal de superioridade e sim como fonte de derivação de autoridade, de origem (cf. 8,9).
A Bíblia é clara em dizer que Deus e Jesus Cristo são iguais (na verdade são um cf. João 518; Filipenses 2:6), mas como o Homem arquétipo, o segundo Adão, Jesus proveio de Deus.
Como homem Jesus derivou-se de Deus.
É nesse sentido que Deus é cabeça de Cristo. É Também nesse sentido que o homem é cabeça da mulher. Em Gênesis 2 temos a narrativa da criação onde certa prioridade é atribuída ao homem (cf. Efésios 5:22ss.; Cl 3:18,19; I Timóteo 2:11ss.). Lemos ali que a mulher derivou-se do homem quando, da costela deste, Deus a formou.

Qual deve ser a postura do homem e da mulher nas reuniões da igreja

A partir do versículo quatro (4-10) ele faz isso de forma mais direta.
Veremos então o segundo motivo dado pelo Espírito Santo, através do apóstolo Paulo, para que a mulher cubra a cabeça no culto.
2 – Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
- Paulo afirma que todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra (envergonha) a sua cabeça (cabeça espiritual = Cristo).
No versículo sete (7) ele mostra a razão pela qual o homem não deve cobrir a cabeça ao afirmar que ele “é a imagem e a glória de Deus”.
Como o ponto culminante da criação, o homem, como nada mais pode fazê-lo, mostra a glória de Deus. Sendo assim, ao cobrir a sua cabeça, ele estaria desprezando o lugar de dignidade que lhe foi dado por Deus na ordem da criação. Por este motivo não é apropriado que a glória de Deus (o homem) se apresente com a cabeça coberta perante Ele na igreja.

5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada (raspada).
- A mulher que ora ou profetiza sem usar véu desonra a sua cabeça (o homem, a Jesus e a Deus). É então empregada uma linguagem bastante forte afirmando que é tão vergonhoso a mulher orar ou profetizar com a cabeça descoberta quanto seria ter a cabeleira rapada.
Dizem alguns historiadores que no contexto da cidade de Corinto, ter o cabelo tosquiado era identificar-se como uma das prostitutas cultuais da cidade. Paulo queria que as irmãs entendessem que era tão vergonhoso orar com a cabeça descoberta quanto seria ser identificada como uma prostituta de um culto pagão.
O motivo pelo qual a mulher deve cobrir a cabeça é por ser ela a glória do homem (pois ela foi feita para o homem – cf. v. 9).
A argumentação que se segue então é: se a glória de Deus (o homem) não deve apresentar-se perante Deus, na igreja, com a cabeça coberta, a glória do homem (a mulher) não deve apresentar-se diante de Deus, na igreja, com a cabeça descoberta (cf. v. 10).
Versículo – 6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
Versículo – 7 O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Versículo – 8 Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Versículo – 9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

Versículo – 10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

2 – A QUESTÃO ESPIRITUAL

O versículo 10 diz: “Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos”. A frase, portanto, está se referindo ao que já foi argumentado nos versículos anteriores. Mas há aqui uma referência direta aos anjos como outro motivo pelo qual a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade.

“Por esta razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade.”

Fica, então, evidente que uma das causas pelas quais a mulher deve cobrir a cabeça são os anjos.
A questão não é de escolha, de época, de gosto ou cultura, pois os anjos são supraculturais e atemporais (Não estão presos ao tempo ou há cultura). Quando eles são postos como motivo para o uso de cobertura, a Palavra nos amarra, por assim dizer, e toda argumentação a respeito do assunto não deveria fugir a este aspecto.
Quase toda argumentação contra o uso do véu por parte das irmãs nos nossos dias, parte do pressuposto que isto era um costume isolado da igreja em Corinto. Quase sempre levam o assunto para o lado cultural. Contudo como já vimos os anjos estão totalmente fora de qualquer uma destas considerações.
Surge a pergunta óbvia: que anjos são estes? O que a Bíblia quer dizer com isto?
Tentemos analisá-lo à luz de outras passagens (a Bíblia é interprete de si mesma). Vejamos então as opções que temos.
Seriam os anjos meros observadores? Estariam eles a observar como a igreja preserva a ordem natural estabelecida por Deus na criação? Tentemos entender isso.
Em Apocalipse 8:3 vemos que um anjo está colocando diante de Deus as orações dos santos.
Em Hebreus 1:14 vemos que a função dos anjos é servir aos salvos.
Então já conhecemos algumas das funções dos anjos.

Contudo, mais significante ainda é o que lemos em Efésios 3:10 que diz: “para que pela igreja a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais.” Então ficamos sabendo que, de certa forma, a Igreja é usada para manifestar aos anjos a sabedoria de Deus.
Quando a igreja local se reúne seguindo os princípios estabelecidos por Deus, os anjos podem ver que a ordem hierárquica estabelecida por Ele está sendo respeitada.
Creio ser isso uma lição tanto a uma quanto à outra classe de anjos. Aos anjos caídos que quebraram esta hierarquia ao se rebelarem ao tentarem tirar Deus do seu trono e aos anjos bons que ainda a respeitam.

O Espírito Santo apresenta, além destes dois argumentos profundos e solenes, mais três argumentos bem práticos, o primeiro dos quais aparece numa frase interessante:

“Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos”. O que quer dizer isto?
O “sinal de poderio” (ou “sinal de autoridade”) é claramente o véu que a mulher deve ter na cabeça, um sinal que indica sua submissão à autoridade de Deus.

Qual é, porém, o interesse dos anjos nesta questão?

Convém lembrar-se de três fatos:
• Os anjos também se cobrem na presença de Deus (pelo menos os serafins — veja Isaias 6:2).
• Os anjos que hoje estão com Deus são aqueles que não seguiram Satanás na sua revolta, mas que se submeteram à soberania de Deus.
• Além disto, eles presenciaram a insubmissão de Eva no Jardim do Éden (na qual Adão a seguiu).
Versículo – 11 Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Versículo – 12 Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Versículo – 13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
- É decente que a mulher ore a Deus descoberta? Se responder que SIM, o versículo (Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça) , perde seu significado ou seja o homem poderá cobrir sua cabeça.
Neste caso todo o capitulo 11 deveria ser desconsiderado, pois a intenção do capitulo e falar sobre o uso do véu.
Como a bíblia e inspirada por Deus não creio que a resposta correta seria SIM.
É decente que a mulher ore a Deus descoberta? Se responder que NÃO, entendemos que: (Versículo 12)

1 – Deus é a cabeça de Jesus (Em forma humana)
2 – Jesus é a cabeça do Homem
3 – O homem é a cabeça da mulher
4 – O véu, um sinal de respeito e submissão para com o homem, Jesus e consequentemente a Deus.

O versículo abaixo demonstra que Deus ao criar a mulher lhe deu o cabelo como véu, mas com o pecado de Eva a mulher passou a ser submissa ao homem, portanto passaria a usar véu para cobrir o cabelo que antes era sua gloria.
Versículo – 15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Versículo – 14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
Versículo – 15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Versículo – 16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
O cabelo é o véu natural para com ele a mulher transitar livremente e outros locais, mercado, praça, ir e vir e etc.
Da forma como os argumentos de Paulo estão dispostos no texto bíblico, no mínimo acreditamos que o Apóstolo não teria redigido uma carta para a Igreja tratando do uso de véu, e depois concluir que nada disso tem valor ou nada disso é preciso.
Nunca se lê uma carta do fim para o começo. Mas, infelizmente, têm aqueles que leem a Bíblia do final para o começo, e neste caso, leem I Coríntios, capítulo 11 do verso 16 para o verso 01.


Paulo não iria instituir ensinamentos sobre costumes e sim sobre ordenanças

Até porque, ele era denominado o Apostolo dos gentios, lendo o livro de Gálatas poderemos ver os embates travados por conta de alguns que queriam seguir os costumes e tradições judaicas, o Apostolo Paulo não aceitou.
Será que o Apostolo teria duas identidade? Não aceitaria a circuncisão, mas imporia o costume do véu?

I Coríntios 11:2-16.

1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Isso porque, é evidente que o Apóstolo não iria ordenar tão enfaticamente por meio dos versos 5 e 6, que as mulheres cristãs devem usar o véu, e depois concluir no verso 15 que o cabelo já é véu. Dessa forma, além de contrariar a sua própria argumentação em relação ao uso de véu, colocaria em crise o verso 04 (“todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra sua própria cabeça”), pois se cabelo é véu, os homens também estão de véu.
Na tradução original do grego não é utilizada a palavra véu e sim mantilha. E tudo o que é dado em lugar de alguma coisa, não é a coisa em si.
Ora, se o apóstolo escreve: ‘cobrir a cabeça’, e se cabelos são o próprio véu, não precisaria cobrir, já estaria coberto; mas como cabelo é cabelo e, véu é véu, não há de se contrariar: ‘… que ponha o véu..’ (verso 6).


Quanto à mulher RAPADA ou descoberta

Números 5
11 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
12 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando a mulher de alguém se desviar, e transgredir contra ele,
13 De maneira que algum homem se tenha deitado com ela, e for oculto aos olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado, havendo-se ela contaminado, e contra ela não houver testemunha, e no feito não for apanhada,
14 E o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, não se havendo ela contaminado,
15 Então aquele homem trará a sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela; uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de alimentos por ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniquidade em memória.
16 E o sacerdote a fará chegar, e a porá perante a face do SENHOR.
17 E o sacerdote tomará água santa num vaso de barro; também tomará o sacerdote do pó que houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água.
18 Então o sacerdote apresentará a mulher perante o SENHOR, e descobrirá a cabeça da mulher; e a oferta memorativa, que é a oferta por ciúmes, porá sobre as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote.
19 E o sacerdote a fará jurar, e dirá àquela mulher: Se ninguém contigo se deitou, e se não te apartaste de teu marido pela imundícia, destas águas amargas, amaldiçoantes, serás livre.
20 Mas, se te apartaste de teu marido, e te contaminaste, e algum homem, fora de teu marido, se deitou contigo,
21 Então o sacerdote fará jurar à mulher com o juramento da maldição; e o sacerdote dirá à mulher: O SENHOR te ponha por maldição e por praga no meio do teu povo, fazendo-te o SENHOR consumir a tua coxa e inchar o teu ventre.
22 E esta água amaldiçoante entre nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre, e te fazer consumir a coxa. Então a mulher dirá: Amém, Amém.
23 Depois o sacerdote escreverá estas mesmas maldições num livro, e com a água amarga as apagará.
24 E a água amarga, amaldiçoante, dará a beber à mulher, e a água amaldiçoante entrará nela para amargurar.
25 E o sacerdote tomará a oferta por ciúmes da mão da mulher, e moverá a oferta perante o SENHOR; e a oferecerá sobre o altar.
26 Também o sacerdote tomará um punhado da oferta memorativa, e sobre o altar a queimará; e depois dará a beber a água à mulher.
27 E, havendo-lhe dado a beber aquela água, será que, se ela se tiver contaminado, e contra seu marido tiver transgredido, a água amaldiçoante entrará nela para amargura, e o seu ventre se inchará, e consumirá a sua coxa; e aquela mulher será por maldição no meio do seu povo.
28 E, se a mulher se não tiver contaminado, mas estiver limpa, então será livre, e conceberá filhos.
29 Esta é a lei dos ciúmes, quando a mulher, em poder de seu marido, se desviar e for contaminada;
30 Ou quando sobre o homem vier o espírito de ciúmes, e tiver ciúmes de sua mulher, apresente a mulher perante o SENHOR, e o sacerdote nela execute toda esta lei.
31 E o homem será livre da iniquidade, porém a mulher levará a sua iniquidade.

Acreditamos dessa forma, que não existe contrariedade bíblica e que Paulo, sendo inspirado pelo Espírito Santo, jamais seria contraditório em seus ensinamentos. Por isso, preserva-se a doutrina do uso do véu pela mulher cristã.
Versículo – 13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?

Para meditação e analise de todos: O apostolo Paulo é a pessoa mais citada entre teólogos, estudiosos e pastores e a única parte de todas as cartas do Apostolo que é contestada é exatamente 1 Coríntios 11, por que aceitar todas as demais cartas e resistir a está?

2 comentários:

  1. Vejo que voces são apegados as escrituras Sagradas, e isso é muito bom. Agora eu gostaria de saber: voces são a favor ou contra o Ministério Pastoral? Pelo que vejo,voces são ramos da velha árvore, a congregação cristã do Brasil.

    Graça e Paz!

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  2. Não somos ramos da congregação Cristã do Brasil.
    Nem temos nada contra a Congregação do Brasil.
    Somos sim a favor do ministerio pastoral.
    Lembra que Jesus disse , Pedro apacenta as minhas Ovelhas!

    ResponderExcluir

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